Novidades por e-mail
Menu Categorias
0

Mukul Resort na Costa Esmeralda da Nicarágua

Onde ficar

14 jun 2017 Publicado por

Hotéis de luxo por Lala Rebelo

O Mukul, inaugurado em 2013, está localizado em uma área chamada Costa Esmeralda, a 2 horas e meia da capital nicaraguense, Manágua. Uma região linda, com beleza selvagem, vegetação nativa e litoral recortado. Só o hotel conta com 6km de praias particulares banhadas pelo Oceano Pacífico, entre calminhas para relaxar, e ideais para o surf.

Costa Esmeralda
Foto: Divulgação

O que nos chama a atenção no Mukul não é só o fato de ser um hotel de luxo (o melhor da Nicarágua) e, sim, a sua autenticidade. É uma propriedade que está conectada ao seu entorno, que se inspirou na arquitetura tradicional, trouxe elementos da cultura local e convive harmonicamente com as comunidades que estão ao seu redor. Tudo ali é “Nica”.

Mukul Resort
Foto: Divulgação

O projeto, assinado pelo arquiteto e designer de interiores texano, Paul Duesing, coloca a essência da Nicarágua dentro de um resort. E é por isso que você vai encontrar no hotel diversas cadeiras de balanço (amadas pelos nicaraguenses), luminárias de palha e corda, azulejos coloridos fabricados na cidade colonial de Granada, entre outros detalhes.

Lobby do Mukul Resort
Foto: Divulgação

Detalhe das luminárias
Foto: Lala Rebelo

Playa Manzanillo em frente ao Mukul Resort
Foto: Lala Rebelo

Mas quando disse que o Mukul é “Nica”, quis ir além da arquitetura e da decoração. 90% de seus funcionários são nicaraguenses. Gente treinada pelo próprio hotel para oferecer um serviço de altíssima qualidade.

Playa Manzanillo
Foto: Lala Rebelo

Além das praias particulares, o hotel tem duas piscinas lindas na área comum, restaurantes, bares, campo de golf, kids club, beach club, escola de surf (a australiana TropicSurf), quilômetros de trilhas para trekking ou mountain bike (o hotel disponibiliza bicicletas para os hóspedes), academia, aulas de yoga, concierge, barcos para pescaria e passeios na região e um fabuloso spa.

Playa Guacalito
Foto: Lala Rebelo

Piscina principal do Mukul Resort
Foto: Lala Rebelo

Piscina principal do Mukul Resort
Foto: Lala Rebelo

Aliás, para mim, o spa é o grande destaque do Mukul. No lugar de salinhas de tratamento, 6 templos com temáticas diferentes e terapias relacionadas a esses temas (por exemplo, no Templo Ancestral, as terapias utilizam ingredientes locais, como argila vulcânica, plantas, ervas, açúcar e sal marinho, com base nas técnicas dos povos nativos da Nicarágua). Todas as salas têm uma área externa com piscina, para relaxar e complementar o tratamento.

The Rain Forest Temple
Terapias com água no spa
Foto: Divulgação

Área externa do Ancient Temple
Foto: Lala Rebelo

Ao mencionar uma infraestrutura tão completa, parece até que estamos falando de um resort gigantesco, para milhares de hóspedes. Que nada! O Mukul é muito exclusivo e tem apenas 37 suítes. Todas as acomodações contam com piscina privativa.

Beach villa do Mukul Resort
Foto: Lala Rebelo

Os tipos de acomodações são Beach Villas, bem espaçosas, com um ou dois quartos. Gostei do banheiro contemporâneo que contrasta com o estilo rústico da vila. Algumas estão de frente para o mar.

Beach villa do Mukul Resort
Foto: Lala Rebelo

Beach villa do Mukul Resort
Foto: Lala Rebelo

A área externa é uma delícia, pois há jardins, rede, espreguiçadeiras e uma ducha externa; e Bohios, que são como casas na árvore, no alto da colina, oferecendo uma bela vista para o mar. Construídos com madeira reciclada e janelões de vidro.

Bohios do Mukul Resort
Foto: Divulgação

Bohios do Mukul Resort
Foto: Lala Rebelo

Bohios do Mukul Resort
Foto: Lala Rebelo

Há também as casas particulares dos membros da família Pellas, que é dona do hotel, mas que ficam disponíveis aos hóspedes quando eles não estão por lá. A Casona Don Carlos tem 2 mil metros quadrados (4 suítes) e piscina de borda infinita e a Suite Doña Vivian tem 3 andares, com dois quartos e piscina frente ao mar.

Casona Don Carlos do Mukul Resort
Foto: Divulgação

Além das atividades que podem ser feitas dentro do próprio hotel (a aula de surf é imperdível!), a localização do Mukul permite day tours para vários pontos turísticos do país, como a cidade colonial de Granada, o vilarejo de San Juan del Sur, o Lago Nicarágua, os vulcões Masaya e Mombacho, entre outros. Muitos lugares lindos e interessantes!

Aula de surf na Playa Manzanillo
Foto: Divulgação

Catedral de Granada
Foto: Lala Rebelo

San Juan del Sur
Foto: Lala Rebelo

Vulcão Masaya em erupção
Foto: Lala Rebelo

O nome Mukul significa “segredo” em tsotsil, um antigo idioma Maia. O hotel é membro Virtuoso e faz parte da coleção Preferred Hotels & Resorts – LEGEND.

Como chegar?

Voe para Manágua (MGA) e vá de carro até o hotel, que está a 137km de distância (aproximadamente 2h30). Caminho agradável, que passa por várias cidadezinhas rústicas. Você pode alugar um veículo, mas recomendo que contrate um transfer. Outra opção é pegar um segundo voo, de Manágua até o aeroporto de Costa Esmeralda, que está a apenas 15 minutos do hotel e foi construído por eles. Esse aeroporto também recebe voos internacionais particulares e fretados.

Fale conosco para organizar a sua viagem:

contato@magariblu.com

Lala Rebelo é autora do blog de viagens lalarebelo.com, publicitária e apaixonada por marketing de luxo. Já morou em 6 países e viajou para mais de 50. No Magari Blu, escreve sobre os hotéis incríveis que descobre em suas viagens pelo mundo, aqueles que transformam uma simples estadia em uma experiência memorável.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.