Novidades por e-mail
Menu Categorias
1

Holanda

Destinos

12 fev 2013 Publicado por

Por Teresa Perez Tours

A Holanda é dividida em 12 províncias. Apesar de ter Amsterdam como sua capital, a sede do governo está localizada em Den Haag (Haia) – esta sim, capital de uma das províncias; Zuid Holland.

O que poucos sabem é que a Holanda vai muito além de Amsterdam, que apesar de muito holandesa, não mostra a verdadeira cara do país.

Em todas suas 12 províncias – e não muito longe de Amsterdam – é possível encontrar a Holanda de seu imaginário: os diques, as tulipas, os tamancos, os moinhos e os pastos preenchidos de vacas malhadas e ovelhas, acariciadas por um vento forte, muito comum no país. Há ainda os subúrbios pichados das cidades grandes, e as bicicletas – que parecem muito mais fáceis de pedalar em qualquer lugar do país que não seja o centro de Amsterdam.

holanda clogs

Foto: Teresa Perez Tours

A capital holandesa é apaixonante e dá espaço para mais de 150 nacionalidades, o que talvez tire um pouco a originalidade do local. Merece ser visitada pelos parques, pelas excentricidades, pelos museus, pelos cafés e pela multiculturalidade. Mas para descobrir a outra face do país, você vai precisar mudar um pouquinho de cenário e ir além dos estereótipos que cercam a Holanda.

Selecionamos destinos que contrastam de alguma forma com Amsterdam, para você conhecer de perto – e a fundo – a cultura local!

UTRECHT

A cidade está localizada a cerca de 40km de Amsterdam e é uma das mais simpáticas da Holanda. Imagine uma Amsterdam um pouco menos movimentada, menos turística e mais aconchegante.

Uma das faculdades mais conceituadas e antigas do país, a Universidade de Utrecht, está localizada na cidade, o que justifica a maioria de seus habitantes ser composta por jovens. Grande parte deles é estudante da Academia de Artes – fato que se faz explícito na vida da cidade: Utrecht abriga cerca de 400 ateliês de arte e diversas exposições ao longo do ano.

A famosa praça Domplein abriga a Domtoren, torre de 112 metros de altura e símbolo da cidade. Dali desenrolam-se largas avenidas, endereço de galerias de arte, restaurantes e cafés.

Se você é apaixonado por música, uma visita à loja Tabou Haar em Jazz é indispensável. Além de encontrar muitas preciosidades musicais e muito jazz holandês, é possível cortar o cabelo em uma das barbearias mais cool da cidade – que divide o mesmo espaço.

holanda ultrecht

Foto: Teresa Perez Tours

ZAANSE SCHANS

Agora vamos fugir um pouco do clima – e cara – de cidade grande. Zaanse Schans é, na verdade, um bairro da cidade de Zaandam, e está tão próximo de Amsterdam que é difícil de acreditar na mudança brusca de cenário!

Zaanse Schans abriga, em um espaço aberto, uma coleção de casas antigas e moinhos bem preservados, debruçados às margens do rio Zaan. As casinhas verdes e de madeira, os moinhos ainda em funcionamento e as oficinas artesanais fazem do local um típico cenário holandês.

Na Oficina Wooden Shoe, é possível ver como os icônicos sapatos de madeira holandeses são criados (e, acredite, ainda são apreciados e utilizados por fazendeiros no dia a dia). Na fazenda De Catherinahoeve, assista de perto a produção diária de diferentes tipos de queijos holandeses.

O lugar é turístico, sim, mas ideal para ver de perto um pouco mais dos produtos culturais e da vida local, que às vezes são encobertos pelo ritmo frenético das cidades grandes.

holanda Zaanse Schans

Foto: Teresa Perez Tours

HAIA

Haia é a terceira maior cidade holandesa, depois de Amsterdam e Rotterdam, e a sede do governo do país.  Se Amsterdam é uma cidade grande com cara de cidade pequena, com ruelas estreitas e tudo facilmente alcançado a alguns minutos de caminhada, Haia é uma cidade grande com jeito de cidade grande, que apesar das ruelas estreitas, possui muitas avenidas largas, prédios modernos e um centro amplo. E o melhor: tem praia!

Ok, as praias holandesas podem não parecer muito atraentes, mas uma visita a Scheveningen pode fazer a viagem valer a pena. Apesar do vento, a praia é uma das mais conhecidas e visitadas do país. No verão, são realizadas esculturas de areia e, mesmo no inverno, não é difícil ver surfistas pegando onda por ali. A orla é repleta de bares e bons restaurantes e algumas atrações como o aquário e o cassino.

holanda haia

Foto: Teresa Perez Tours

Cerca de 4km da praia está Madurodam, um parque temático que abriga uma imensa maquete (em movimento!) do país.  No centro da cidade, não deixe de visitar a rua Noordeinde, que além de abrigar o Palácio Noordeinde (onde a Rainha Beatrix, que abdicou o trono, trabalhava), é repleta de charmosos cafés e sebos, excelentes boutiques e diversas galerias de arte.

holanda Madurodam-620x465

Madurodam
Foto: Teresa Perez Tours

LISSE

“E as tulipas?”, você se questiona.

Elas estão presentes, infelizmente, durante pouquíssimos meses do ano: a primavera. Nessa época, viajar para o campo revela-se um agradável e colorido passeio. As flores nem sempre aparecem aos montes nas grandes cidades.

A solução está a 40km de Amsterdam, na cidade de Lisse, no Keukenhof, o famoso parque das flores, que abriga mais de 7 milhões de tulipas, narcisos e jacintos. Este ano, estará aberto do dia 21 de março ao dia 20 de maio.

holanda lisse

Foto: Teresa Perez Tours

VOLENDAM

Volendam está localizada a 22km de Amsterdam, às margens do Ijsselmeer, um dos maiores lagos artificiais da Europa Ocidental e maior lago da Holanda. A vila de pescadores mantémcostumes e tradições holandesas, e parece mesmo ter parado no tempo. Logo na entrada, depara-se com um moinho de vento. As casas, coloridas e de madeira, evocam um cenário doséculo 17. As barracas de rua vendem peixe frito, outro costume no país. Aqui, é provável que você encontre pessoas utilizando o típico traje holandês: mulheres com vestido de camponesa e chapéus pontudos, homens com calças largas e camisa branca, todos complementados pelo famoso tamanco de madeira (que, by the way, eram – e ainda são – utilizados para mexer com a terra e proteger os pés).

holanda volendam

Foto: Teresa Perez Tours

**Veja aqui as dicas do Magari blu de Amsterdam, Zaanse Schans, Marken e Volendam!

Comentários

  1. LINDO O MELHOR PAIS DO MUNDO

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.