Novidades por e-mail
Menu Categorias
0

5 dicas para planejar uma viagem com crianças

Planeje-se

2 ago 2017 Publicado por

Viajar com crianças envolve um planejamento especial para que a viagem renda memórias inesquecíveis – para o bem; e não para o desespero!

Confira 5 dicas para planejar sua viagem com as kids:

(1) Escolha do roteiro 

A escolha do roteiro é importante. Cada pai conhece bem os filhos e como eles costumam se comportar no dia a dia deve ser levado em conta.

Se seu filho é tranquilo e está acostumado a acompanhar os pais em programas mais adultos, certamente terá o mesmo comportamento em uma viagem. Já se ele é mais brincalhão e agitado, você deve pensar em destinos que comportem uma parte da programação dedicada a ele, para que consiga curtir e aproveitar o tempo das férias. Com planejamento, tudo fica leve e divertido.

Alguns destinos são mais convidativos para viagens em família do que outros, mas mesmo os que não são tão convidativos podem ser planejados para agradar toda a família. Uma viagem para Europa, por exemplo, pode ser interessante para crianças dependendo do enfoque dado na programação – nosso roteiro day by day é bom instrumento para isso!

Viagens que têm foco em compras, por exemplo, são mais difíceis com crianças, que não costumam ter muita paciência para esperar em lojas. Por isso, o ideal é organizar o dia a dia mesclando atividades.

(2) Escolha dos hotéis

É interessante refletir sobre o tipo de experiência que você e sua família buscam; se querem algo mais relaxado, ou que conte com uma boa estrutura para as crianças, ou então se a programação de vocês será mais fora do hotel do que dentro dele. Estes fatores são cruciais para a escolha dos hotéis.

Resorts com estrutura de kids club e monitoria são ótimas pedidas para que a criançada aproveite do início ao fim das férias. E os pais conseguem descansar despreocupados pois os pequenos estão bem cuidados.

Mas se este não for o perfil de hotel que você busca, ou se os destinos visitados não têm este estilo de estadia, escolha um bom quarto para caberem todos confortavelmente. Certifique-se que têm berços ou camas extras para acomodar as crianças, e se tem custo suplementar.

(3) Tempo de viagem

Na hora de decidir sobre os deslocamentos, sejam aéreos ou terrestres, leve em consideração quanto tempo os pequenos precisarão ficar parados dentro de carros ou aviões, pois isso pode gerar inquietação e brigas. E dê preferência a horários para deslocamento em que as crianças dormem, pois ajuda bastante a passar o tempo.

Se uma viagem longa for necessária, leve jogos e brinquedos. Muitos pais não gostam de deixar as crianças com tablets mas em momentos assim são bem úteis para entretê-los com um filme ou desenho animado, fazendo o tempo voar para eles, e para os pais também.

(4) Documentação

Crianças também precisam de vistos e passaporte caso seja uma viagem para o exterior.

Crianças que viajam na companhia de apenas um dos pais, sejam eles separados ou não, devem levar uma autorização do outro genitor para a viagem. Se a criança viajar sem nenhum dos pais, são os dois que têm que dar a autorização para a viagem. Os pais podem encontrar um formulário padrão no site do CNJ – clique aqui. É importante imprimir em 2 vias, preencher, assinar e reconhecer firma.

É possível, ainda, emitir o passaporte do pequeno com esta autorização expressa prévia, se for o caso.

Para fazer uma viagem nacional, o responsável deve apresentar sua certidão de nascimento, carteira de identidade, passaporte ou outro documento com foto, que confirme a filiação ou parentesco com ele.

Verifique também a vacinação das crianças. Esteja sempre com a carteirinha em dia. Ainda, verifique sempre se o país escolhido tem exigências de vacinas, como a da febre amarela e, se tiver, toda a família tem que tomar a vacina e levar o certificado internacional junto com o passaporte.

(5) Fazendo as malas

É interessante envolver seu filho no momento de fazer as malas, para que ele já aprenda que não podem levar tudo, para que ganhe a noção de importância, de viajar leve desde cedo e, claro, para que fique mais animado ainda com a hora da viagem!

Antes da viagem, converse com o pediatra para que prescreva os remédios para levar com vocês. Uma sugestão é levar antitérmicos e analgésicos, uma solução salina para limpeza nasal, uma pomada contra assaduras e um remédio para enjoos e vômitos. Além disso, nunca é demais uma pomada para picada de insetos e, se for o caso, medicamentos de uso contínuo da criança.

Protetor solar e repelente, assim como termômetro e material para curativos, são importantes.

Leve sempre uma mala de mão ou mochila com você, mesmo em viagens de carro, com itens imprescindíveis ao seu alcance. Separe-os em saquinhos ou bolsinhas, para facilitar na hora de pegar algo na pressa ou com uma das crianças no colo!

Foto: Reprodução/Parents Magazine

Fale conosco para organizar a sua viagem:

contato@magariblu.com 

Ana Maria Junqueira é a idealizadora do blog Magari Blu e fundadora da premiada agência de viagens Magari Blu Viagens. Escreve sobre viagens, faz a curadoria de todo o conteúdo que você vê por aqui e organiza roteiros personalizados e reservas.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.